As preposições são muito comuns em textos, pois estabelecem uma relação de sentido e de dependência entre as palavras. Aprenda o que é preposição e locução prepositiva e os detalhes sobre a classificação das preposições.

O QUE É PREPOSIÇÃO?

Preposição é uma palavra invariável que conecta palavras, criando entre elas relações de sentido e de dependência. Veja nesse exemplo:

Maria gosta de chocolate.

A preposição de, exigência do verbo gostar, estabelece uma relação de dependência entre o verbo gostar e a palavra chocolate.

O QUE É LOCUÇÃO PREPOSITIVA?

A locução prepositiva é uma expressão formada por duas ou mais palavras que exerce a função de uma preposição. Veja no exemplo:

A loja fica em frente ao parque.

Nessa frase, a expressão em frente a é classificada como locução prepositiva.

A CLASSIFICAÇÃO DAS PREPOSIÇÕES

As preposições podem ser classificadas em essenciais e em acidentais.

As preposições essenciais são palavras que exercem exclusivamente o papel de preposições, ou seja, são palavras que sempre serão classificadas como preposições.

As palavras a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, (per), sem, sob, sobre, trás são classificadas como preposições essenciais.

As preposições acidentais são palavras que pertencem a outras classes gramaticais e que, eventualmente, desempenham o papel de uma preposição.

As palavras como, durante, exceto, mediante, salvo, segundo, senão e visto são exemplos de preposições acidentais.

COMBINAÇÕES E CONTRAÇÕES DE PREPOSIÇÕES

Algumas preposições podem juntar-se com outras palavras. Veja nesses exemplos:

“Nós fomos ao supermercado”.

“Brincar é um direito da criança”.

Na primeira frase a palavra ao é uma combinação da preposição a com o artigo o. Já na segunda frase a palavra da é uma contração da preposição de com o artigo a.

A combinação ocorre em dois casos: quando a preposição a se junta ao artigo masculino singular o, dando origem à palavra ao e quando a preposição a se junta ao artigo masculino plural os, dando origem à palavra aos.

Quando a preposição, ao juntar-se com outra palavra, apresenta modificação em sua constituição fonológica, ocorre uma contração. A palavra às é a contração da preposição a com o artigo definido as, a palavra num é a contração da preposição em com o artigo indefinido um e a palavra deste é a contração da preposição de com o pronome demonstrativo este.


Neste vídeo você assiste à aula completa sobre as preposições:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s