O advérbio é uma palavra invariável que modifica verbos, especifica adjetivos e intensifica outros advérbios. Leia e confira os detalhes sobre a classificação dos advérbios.

O QUE É ADVÉRBIO?

Advérbio é uma palavra invariável que se relaciona ao verbo para indicar as circunstâncias da ação verbal. Veja nessa frase:

Nós viajamos ontem.

Nessa frase a palavra ontem é classificada como advérbio e acrescenta ao verbo viajar uma ideia de tempo.

Alguns advérbios também podem aparecer relacionados a adjetivos e a outros advérbios. Veja nessas frases:

João é bastante inteligente.

Maria acordou muito cedo.

Na primeira frase o advérbio bastante especifica a qualidade expressa pelo adjetivo inteligente. Já na segunda frase o advérbio muito intensifica o sentido expresso pelo advérbio cedo.

O QUE É LOCUÇÃO ADVERBIAL?

A locução adverbial é uma expressão formada por duas ou mais palavras que exercem a função de um advérbio. Veja no exemplo:

Nós viajamos à noite.

A expressão à noite é uma locução adverbial formada por três palavras: a preposição a seguida do artigo definido a e do substantivo noite. Nessa frase, a locução adverbial à noite acrescenta ao verbo viajar uma ideia de tempo.

A CLASSIFICAÇÃO DOS ADVÉRBIOS

Os advérbios e as locuções adverbiais são classificados de acordo com o sentido que têm na frase. Os principais sentidos expressos pelos advérbios e pelas locuções adverbiais são: de afirmação, de negação, de dúvida, de lugar, de tempo, de modo e de intensidade.

Na frase “certamente iremos à escola”, a palavra certamente acrescenta ao verbo ir uma ideia de afirmação, portanto é classificada como advérbio de afirmação. As palavras sim, efetivamente e realmente são exemplos de advérbios de afirmação e as expressões com certeza e sem dúvida são exemplos de locuções adverbiais de afirmação.

Na frase “Eles não estudaram para a prova”, a palavra não acrescenta ao verbo estudar uma ideia de negação, portanto é classificada como advérbio de negação. As palavras absolutamente e tampouco são exemplos de advérbios de negação e as expressões de jeito nenhum e de modo algum são exemplos de locuções adverbiais de negação.

Na frase “Provavelmente estudaremos juntos”, a palavra provavelmente acrescenta ao verbo estudar uma ideia de dúvida, portanto é classificada como advérbio de dúvida. As palavras acaso, porventura e talvez são exemplos de advérbios de dúvida e a expressão quem sabe é exemplo de locução adverbial de dúvida.

Na frase “Nós trabalhamos aqui”, a palavra aqui é classificada como advérbio de lugar pois acrescenta ao verbo trabalhar uma ideia de lugar. As palavras ali, , longe e perto são exemplos de advérbios de lugar e as expressões à esquerda, ao lado e por perto são exemplos de locuções adverbiais de lugar.

Na frase “Viajamos ontem”, a palavra ontem acrescenta ao verbo viajar uma ideia de tempo e, portanto, é classificada como advérbio de tempo. As palavras amanhã, sempre e agora são exemplos de advérbios de tempo e as expressões de repente, à tarde e em breve são exemplos de locuções adverbiais de tempo.

Na frase “as crianças brincam alegremente”, a palavra alegremente indica o modo como as crianças brincam e é classificada como advérbio de modo. As palavras bem, depressa, devagar e lentamente são exemplos de advérbios de modo e as expressões à vontade, à toa e em silêncio são exemplos de locuções adverbiais de modo.

Quando dois ou mais advérbios terminados em mente aparecem em sequência, é aconselhável o uso do sufixo somente no último advérbio: “Maria falava segura e calmamente sobre o assunto”.

Na frase “Maria estuda bastante”, a palavra bastante intensifica o sentido expresso pelo verbo estudar, portanto é classificada como advérbio de intensidade. As palavras demais, muito, pouco e quase são exemplos de advérbios de intensidade e as expressões de muito, de pouco e de todo são exemplos de locuções adverbiais de intensidade.

Alguns advérbios que indicam lugar, tempo, modo ou causa podem ser empregados em perguntas diretas ou indiretas. Por esse motivo são chamados de advérbios interrogativos. Veja nesses exemplos:

Onde eles estudam?

Eu gostaria de saber onde eles estudam.

Nesses dois exemplos a palavra onde é classificada como advérbio interrogativo e acrescenta ao verbo estudar uma circunstância de lugar.

GRAU DOS ADVÉRBIOS: COMPARATIVO E SUPERLATIVO

O advérbio é uma palavra invariável, ou seja, não apresenta flexões em gênero e em número. Porém, é preciso destacar que os advérbios, assim como os adjetivos, apresentam variação de grau e podem ocorrer na forma de comparativo ou na forma de superlativo.

Como o próprio nome sugere, no grau comparativo ocorre a comparação de algo que é comum a dois seres. O grau comparativo pode ser de superioridade, de igualdade e de inferioridade. Veja nessas frases:

João acorda mais tarde que Pedro.

João acorda tão tarde quanto Pedro.

João acorda menos tarde do que Pedro.

Nessas três frases ocorre a comparação de uma característica comum a duas pessoas. Essa característica comum está expressa pelo advérbio de tempo tarde.

No grau superlativo, a circunstância expressa pelo advérbio é intensificada pelo uso de um advérbio ou de um sufixo. Veja nessas frases:

João acorda muito tarde.

João acorda tardíssimo.

Na primeira frase o uso do adverbio de intensidade muito seguido do advérbio tarde indica o grau superlativo analítico. Já na segunda frase, o acréscimo do sufixo intensificador -íssimo ao advérbio tarde indica o grau superlativo sintético.

BASTANTE OU BASTANTES?

Algumas palavras podem ser classificadas ora como adjetivo, ora como advérbio. É o caso da palavra bastante. Veja nessas frases:

Maria leu bastante durante as férias.

bastantes livros na prateleira.

Na primeira frase a palavra bastante é classificada como advérbio de intensidade, pois se relaciona ao verbo ler e é invariável. Já na segunda frase a palavra bastantes é classificada como adjetivo, pois aparece flexionada em número para concordar com o substantivo com o qual se relaciona.

Nesses casos é preciso lembrar que o advérbio é uma palavra invariável e se relaciona ao verbo. Já o adjetivo é uma palavra variável e se relaciona ao substantivo.


Nesse vídeo você assiste à aula completa sobre os advérbios:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s