A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. O evento contou com exposições de pinturas, esculturas, poesias, literatura e música, marcou o início do Modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX.

Cartaz da Semana de Arte Moderna


Participaram do evento nomes importantes do modernismo brasileiro, como os escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, os pintores Di Cavalcanti e Anita Malfatti e o compositor Heitor Villa-Lobos. Na ocasião a pintora Tarsila do Amaral estava em Paris e não pôde participar do evento.

Retrato de Oswald de Andrade pintado por Tarsila do Amaral. 


A abertura oficial da Semana de 22 aconteceu no dia 13 de fevereiro e contou com a conferência “A emoção estética da Arte Moderna”, de Graça Aranha. No dia 15 de fevereiro Menotti del Picchia apresentou os novos escritores Ronald de Carvalho e Manuel Bandeira. O poema Os sapos, escrito por Manuel Bandeira em 1918, foi declamado por Ronald de Carvalho e vaiado pelo público que frequentava o Teatro Municipal de São Paulo durante a Semana de Arte Moderna de 1922. No dia 17, o evento contou com apresentações musicais do compositor Heitor Villa-Lobos.


A Semana de Arte Moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. Por isso, grande parte da mídia da época reagiu de forma conservadora à Semana de 1922, referindo-se aos artistas como “subversores da arte”, “espíritos cretinos e débeis” ou “futuristas endiabrados”. Movimentos artísticos posteriores foram influenciados pelas ideias propostas pela Semana de 22, como a Bossa Nova e o Tropicalismo.

Design sem nome (1)

Teatro Municipal de São Paulo, inaugurado em 1911.


REFERÊNCIA

DE NICOLA, J. Painel de literatura em língua portuguesa: teoria e estilos de época do Brasil e Portugal. São Paulo: Scipione, 2006.

Quer saber mais sobre os principais nomes da literatura brasileira? Acompanhe nossas publicações aqui no blog! 

Deixe um comentário