Você sabe a diferença entre as palavras retificar e ratificar? Você sabe quando usar as palavras cessão, sessão e seção? Essas palavras são exemplos de parônimos e homônimos. Leia e aprenda mais sobre parônimos e homônimos.

O QUE SÃO PALAVRAS PARÔNIMAS?

Parônimas são palavras semelhantes na grafia e na pronúncia, porém com significados diferentes. Veja as palavras em destaque nessas duas frases:

A prova foi retificada.

A prova foi ratificada.

Embora semelhantes na grafia e na pronúncia, as palavras retificada e ratificada apresentam significados diferentes. Enquanto a palavra retificada significa corrigida, a palavra ratificada significa confirmada. Retificada e ratificada são exemplos de palavras parônimas.

O QUE SÃO PALAVRAS HOMÔNIMAS?

Homônimas são palavras que apresentam a mesma pronúncia e a mesma grafia, ou somente a mesma grafia, ou somente a mesma pronúncia. As palavras homônimas podem ser perfeitas, homógrafas heterofônicas ou homófonas heterográficas.

As homônimas perfeitas são palavras iguais na grafia e na pronúncia. Veja as palavras em destaque nesses versos da música Voltei pro morro, de Vicente Paiva e de Luiz Peixoto:

“Ai se não mato essa saudade eu morro

Voltei pro morro, voltei.”

Note que no primeiro verso a palavra morro é a flexão do verbo morrer (usada, nesta música, em sentido figurado, no sentido de sofrer). Já no segundo verso a palavra morro é sinônima de favela e é classificada como substantivo. As palavras em destaque nestes versos são exemplos de palavras homônimas perfeitas, ou seja, palavras que apresentam a mesma grafia e a mesma pronúncia.

As palavras homônimas homógrafas heterofônicas são aquelas que apresentam escritas iguais e pronúncias diferentes. Veja as palavras em destaque nessas duas frases:

O almoço foi servido ao meio-dia.

Eu almoço ao meio-dia.

Observe na primeira frase que a palavra almoço aparece precedida por um determinante, portanto trata-se de um substantivo e faz referência a uma das principais refeições do dia. Já na segunda frase a palavra almoço é uma flexão do verbo almoçar. Embora apresentem a mesma grafia, as palavras em destaque nessas duas frases possuem pronúncias diferentes e, portanto, são homônimas homógrafas heterofônicas.

Já as palavras homônimas homófonas heterográficas são aquelas que apresentam a mesma pronúncia e grafias diferentes. Compare as palavras em destaque nessas três frases:

A cessão do terreno pela prefeitura garantiu a construção do novo hospital.

Compramos ingressos para a sessão de estreia da peça.

A seção de roupas infantis fica no segundo andar da loja.

Veja que as três palavras em destaque nestas frases apresentam a mesma pronúncia e grafias diferentes. Elas também se diferem no significado: na primeira frase, a palavra cessão é classificada como substantivo e apresenta sentido semelhante ao do verbo ceder; na segunda frase, a palavra sessão faz referência a um período, neste caso, o tempo de estreia da peça; já na terceira frase a palavra seção significa divisão ou parte, neste caso, a parte da loja em que são encontradas as roupas infantis. Cessão, sessão e seção são exemplos de palavras homônimas homófonas heterográficas, ou seja, palavras que apresentam a mesma pronúncia e grafias diferentes.

Neste vídeo você confere outros exemplos de palavras parônimas e homônimas:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s