Por que, por quê, porque e porquê são palavras que apresentam o mesmo som e grafias parecidas, porém são usadas em diferentes contextos. Leia o texto a seguir e aprenda tudo sobre o uso dos porquês.
O USO DA FORMA POR QUE
A forma por que é empregada em frases interrogativas diretas e indiretas. Veja nesse exemplo:
Por que ela faltou hoje?
Neste exemplo, a forma por que foi usada em uma frase interrogativa direta, ou seja, em uma pergunta que termina com o ponto de interrogação. Agora veja essa outra frase:
Eu gostaria de saber por que ela faltou hoje.
Nesta frase, a forma por que foi usada em uma pergunta indireta, ou seja, em uma frase em que fica subentendida uma pergunta e que termina com o ponto final. A forma “por que” é empregada quando, depois dela, fica subentendida a palavra “razão” ou “motivo”. Veja nestes mesmos exemplos:
Por que razão ela faltou hoje?
Eu gostaria de saber por que motivo ela faltou hoje.
A forma por que também é empregada quando podemos substituí-la pelas expressões pelo qual, pela qual, pelos quais e pelas quais. Veja nessas frases:
A rua por que passei era estreita.
A rua pela qual passei era estreita.
Na primeira frase, a forma por que é composta pela preposição por e pelo pronome relativo que, e por isso pode ser substituída por uma expressão equivalente.
O USO DA FORMA POR QUÊ
A forma por quê é empregada no final de frases interrogativas diretas e indiretas. Veja:
Ela faltou por quê?
Ela faltou e eu gostaria de saber por quê.
Na primeira frase, foi empregada a forma por quê, pois ela aparece no final de uma frase interrogativa direta e na segunda frase foi empregada a forma por quê, pois ela aparece no final de uma frase interrogativa indireta.
O USO DA FORMA PORQUE
A forma porque é classificada como conjunção, é empregada em respostas e em explicações e pode ser substituída por expressões como pois, dado que, visto que e uma vez que. Veja nessa frase:
Comprei este caderno porque era o mais barato.
Comprei este caderno, pois era o mais barato.
Note que a substituição da conjunção porque pela palavra pois não interfere na estrutura gramatical da frase. Portanto, o uso da palavra porque junto e sem acento está correto.
O USO DA FORMA PORQUÊ
A forma porquê é classificada como substantivo e é empregada para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Veja nessas frases:
Ninguém sabe o porquê de tanta confusão.
Dizem que havia muitos porquês para essa briga.
Nestas frases a palavra porquê é classificada como substantivo e aparece acompanhada por um determinante, que pode ser um artigo, um pronome ou um numeral. Note também que no último exemplo o substantivo porquê aparece no plural porquês. Isso só é possível porque o substantivo é uma classe de palavras variável que pode apresentar flexões em gênero, número e grau.
Neste vídeo você assiste à aula completa sobre o uso dos porquês: