Mas, mais e más são palavras que apresentam sons e grafias parecidas, porém expressam ideias bem diferentes. Leia o texto a seguir e aprenda quando usar as palavras mas, mais e más.
O USO DA PALAVRA MAS
A palavra mas expressa uma ideia de oposição e é classificada como conjunção adversativa. Veja nesta frase:
Felipe queria brincar, mas precisava estudar para a prova.
A palavra mas apresenta o mesmo significado das palavras porém, contudo, todavia e entretanto, que também são classificadas como conjunções adversativas. Na prática, isso significa que podemos substituir a palavra mas por qualquer uma dessas palavras sem alteração de sentido na mensagem. Veja nessa mesma frase que a palavra mas poderia ser substituída, por exemplo, pela conjunção adversativa porém:
Felipe queria brincar, porém precisava estudar para a prova.
O USO DA PALAVRA MAIS
A palavra mais expressa uma ideia de adição, de intensidade ou de quantidade e geralmente é classificada como advérbio de intensidade. Porém, de acordo com a função que exerce na frase, a palavra mais também pode ser classificada como substantivo, preposição, pronome indefinido ou conjunção. Veja no exemplo a seguir:
Fale mais alto, por favor.
Nesse exemplo a palavra mais foi usada para intensificar o sentido expresso pelo advérbio alto e, portanto, é classificada como advérbio de intensidade.
A palavra mais apresenta significado contrário à palavra menos. Na prática, se a substituição da palavra mais pela palavra menos não interferir na forma como a frase foi escrita, o uso da palavra mais está correto. Vamos substituir, nesse mesmo exemplo, a palavra mais pela palavra menos:
Fale menos alto, por favor.
O USO DA PALAVRA MÁS
A palavra más é a forma feminina e plural do adjetivo mau. Veja o uso do adjetivo más na frase a seguir:
João sempre tem más ideias.
A palavra más apresenta significado contrário à palavra boas. Na prática, se a substituição da palavra más pela palavra boas não interferir na forma como a frase foi escrita, o uso da palavra más está correto. Vamos substituir, nesse mesmo exemplo, a palavra más pela palavra boas:
João sempre tem boas ideias.
Neste vídeo você assiste à aula completa sobre o uso das palavras mas, mais e más: