A leitura é fundamental no processo de formação escolar de crianças e de adolescentes. Se estimulado nos anos iniciais de desenvolvimento, o prazer pela leitura certamente acompanhará o jovem leitor até a fase adulta.
Confira agora esta lista com dez livros da literatura infantojuvenil brasileira recomendados para jovens leitores.

A FACE OCULTA, DE MARIA TEREZA MALDONADO
Luciana é uma adolescente que acha o mundo virtual muito mais interessante do que o mundo real e, por isso, fica até altas horas em seu computador, interagindo com outros usuários de jogos online. O que Luciana não esperava era ser vítima de cyberbullying. Os agressores são Leonardo e Marcelo. As vítimas, Luciana e Henry, um outro menino da sua escola. Mas afinal, quem vai tomar uma atitude para acabar com essa violência?
UM ROSTO NO COMPUTADOR, DE MARCOS REY
Camélia é uma garota menor de idade que sai de Salvador para participar de um concurso de beleza em São Paulo. Após ganhar o concurso, a garota desaparece misteriosamente. É nesse momento que entram em cena Leo, Ângela e Gino, prontos para desvendar esse mistério.


CRESCER É PERIGOSO, DE MARCIA KUPSTAS
Em Crescer é perigoso, o jovem leitor é convidado a conhecer as alegrias e os conflitos vividos pelo protagonista Gustavo, um adolescente de quinze anos que decide escrever um diário a fim de lidar com as suas emoções e inseguranças.
A DROGA DA OBEDIÊNCIA, DE PEDRO BANDEIRA
Disposto a subjugar a humanidade a seus desígnios, o Doutor Q.I. pretende aplicar uma perigosa droga na juventude. É nesse momento que entram em cena Os Karas, um grupo de cinco adolescentes que decide enfrentar essa macabra trama internacional. Uma história de suspense escrita por Pedro Bandeira, um dos maiores nomes da literatura infantojuvenil brasileira.


MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, DE MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA
Memórias de um Sargento de Milícias conta as aventuras e as peripécias de Leonardo, um filho de imigrantes portugueses, enquanto retrata a sociedade carioca do século XIX. Essa edição da Panda Books conta com textos informativos e riquíssimas ilustrações, tudo para facilitar a leitura de um livro publicado no ano de 1852 e que continua mais atual do que nunca.
DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS
Bento Santiago, cuja alcunha é Dom Casmurro, retoma a sua infância para contar a história de amor que viveu com Capitu, uma das personagens mais enigmáticas da literatura brasileira. Essa adaptação em quadrinhos do clássico de Machado de Assis conta com o texto de Wellington Srbek e ilustrações de José Aguiar.


CIUMENTO DE CARTEIRINHA, DE MOACYR SCLIAR
Estudantes de dois colégios devem debater uma das questões mais intrigantes da literatura brasileira: Capitu traiu ou não traiu? Entre os estudantes está Queco, um jovem estudioso, porém teimoso e ciumento, que vive um drama parecido com o do protagonista de Dom Casmurro, Bento Santiago.
O MEU PÉ DE LARANJA LIMA, DE JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS
Livro que foi sucesso nas telas do cinema e que também virou telenovela, O meu Pé de Laranja Lima conta a emocionante história de Zezé, um garotinho de 5 anos que vive numa família grande e carente. O menino é responsável pelo cuidado do irmão mais novo, enquanto seus pais enfrentam dificuldades para sustentar os filhos.


O MENINO NO ESPELHO, DE FERNANDO SABINO
Publicado pela primeira vez em 1982, O Menino no espelho é a primeira publicação infantojuvenil de Fernando Sabino. A história se passa no ano de 1930, em Belo Horizonte, e conta a infância de Fernando, protagonista e narrador da obra. Com direção de Guilherme Fiúza Zenha, o livro ganhou uma adaptação para o cinema em 2013.
CRÔNICAS PARA JOVENS, DE MARINA COLASANTI
Nesta coletânea é possível perceber toda a sensibilidade com as palavras de Marina Colasanti. Em suas crônicas, a escritora traz à tona temas femininos, debate questões sociais de nosso país, relembra os amigos queridos, reflete sobre experiências vividas e choca-se com o desrespeito à natureza.

*Compre os livros pelos links disponibilizados nos títulos e contribua com esse projeto.
Agora é a sua vez! Quais outros livros da literatura infantojuvenil brasileira você conhece e incluiria nessa lista? Compartilhe aqui nos comentários!