A leitura é fundamental no processo de formação escolar de crianças e de adolescentes. Se estimulado nos anos iniciais de desenvolvimento, o prazer pela leitura certamente acompanhará esse pequeno leitor até a fase adulta.
Confira agora esta lista com quinze livros da literatura infantil brasileira recomendados para crianças de todas as idades.

OS COLEGAS, DE LYGIA BOJUNGA
O urso Voz de Cristal, o coelhinho Cara-de-pau, a cadelinha Flor e os vira-latas Virinha e Latinha vivem à margem da vida. Porém, após serem reunidos pelo acaso, descobrem a amizade, a solidariedade e a alegria de viver.
Faixa etária: crianças a partir de 4 anos.
NÃO CONFUNDA, DE EVA FURNARI
Em Não Confunda, a escritora Eva Furnari apresenta várias confusões provocadas pela semelhança de sons das palavras. Um livro divertido que ajuda o pequeno leitor a perceber as particularidades ortográficas presentes na língua portuguesa.
Faixa etária: 4 a 7 anos.


COLO DE AVÓ, DE ROSEANA MURRAY
Têm vários tipos de avós: tem a avó de sangue e tem a avó de adoção; tem aquela que a gente conhece e tem aquela que muita gente não chega nem a conhecer. Neste livro de poesia, a escritora Roseana Murray e a ilustradora Elisabeth Teixeira fazem uma divertida e singela homenagem a todos os tipos de avós.
Faixa etária: 5 a 8 anos.
O MENINO MALUQUINHO, DE ZIRALDO
Série em quadrinhos que eternizou a infância de muitas crianças, O Menino Maluquinho conta as aventuras e desventuras vividas pelo personagem protagonista. O clássico em quadrinhos já saiu das páginas dos livros e foi parar na TV, em peças teatrais e nas telas do cinema.
Faixa etária: 5 a 9 anos.


OU ISTO OU AQUILO, DE CECÍLIA MEIRELES
Na obra poética infantil Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles nos presenteia com uma série de poemas que brincam com a linguagem, com a sonoridade, com o ritmo e com a linguagem, tudo de maneira leve e fluida, de modo a divertir tanto as crianças quanto os adultos.
Faixa etária: 7 a 8 anos.
A FAMÍLIA DO MARCELO, DE RUTH ROCHA
Conheça a família de Marcelo: Seu João, o pai; Dona Laura, a mãe, sua irmã, a Laurinha e seus outros parentes. A família de Marcelo é uma sequência de livros da autora Ruth Rocha e mostra às crianças todos os tipos de família que podemos encontrar.
Faixa etária: 7 a 9 anos.


MALALA: A MENINA QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA, DE ADRIANA CARRANCA
Baseado numa história real, este livro da escritora e jornalista Adriana Carranca conta a vida de Malala, uma menina paquistanesa que viu sua cidade ser controlada por um grupo de extremistas. Ensinada desde pequena a defender o que acreditava ser correto, a menina luta pelo seu direito de continuar os estudos.
Faixa etária: 8 a 12 anos.
BISA BIA, BISA BEL, DE ANA MARIA MACHADO
Bel é uma menina que convive consigo mesma, com a sua bisavó, a Bisa Bia, e com a sua bisneta, a Neta Beta. O diálogo divertido dessas três personagens mistura o real com o imaginário e o passado com o futuro, apresentando ao leitor as mudanças no papel da mulher na sociedade.
Faixa etária: 8 a 9 anos.


A TERRA DOS MENINOS PELADOS, DE GRACILIANO RAMOS
A Terra dos meninos pelados é um premiado livro de contos infantojuvenis de Graciliano Ramos. O livro conta a história de Raimundo, um menino que por ser careca é considerado estranho pelos seus vizinhos. Sem amigos, Raimundo cria um país imaginário onde os meninos são iguais a ele. A terra dos meninos pelados é uma ótima escolha para apresentar o escritor Graciliano Ramos às crianças.
Faixa etária: 8 a 9 anos.
REINAÇÕES DE NARIZINHO, DE MONTEIRO LOBATO
Reinações de Narizinho reúne histórias escritas por Monteiro Lobato no começo do século XX. O livro narra as aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta os famosos personagens do sítio: Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e sua neta Lúcia. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é a responsável em acompanhar o leitor na viagem pelo mundo da fantasia.
Faixa etária: 9 a 11 anos.


A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLASANTI
Em A moça tecelã as palavras, os traços e as tapeçarias se entrelaçam para levar o pequeno leitor a outro tempo: tempo em que os homens partiam para as batalhas e as mulheres encontravam no tear uma maneira de viver a longa e difícil espera. Essa prosa poética de Marina Colasanti é ricamente ilustrada com requintados bordados da família Dumond.
Faixa etária: 9 a 12 anos.
EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA, DE MONTEIRO LOBATO
Este livro de Monteiro Lobato conta a viagem que Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim e Emília fazem ao País da Gramática. Nessa viagem eles aprendem a língua portuguesa de um jeito divertido, passam a saber a origem e o significado de algumas palavras e como escrevê-las corretamente.
Faixa etária: 9 a 12 anos.


O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE, DE CLARICE LISPECTOR
Joãozinho é um coelhinho muito curioso que decidiu fugir de sua casinhola toda vez que esquecem de servir a sua comida. Fora de sua casinhola, Joãozinho encontra a oportunidade de curtir a natureza e fazer novas amizades. O mistério do coelho pensante é uma excelente maneira de apresentar a escritora Clarice Lispector aos leitores iniciantes.
Faixa etária: 9 a 12 anos.
PLUFT: O FANTASMINHA, DE MARIA CLARA MACHADO
Pluft é um fantasminha tímido que ajuda a menina Maribel a se livrar do malvado pirata Perna-de-Pau. Escrita originalmente em peça de teatro, a história do fantasminha Pluft já foi adaptada para minisséries televisivas e ganhou essa versão em prosa, escrita pela própria autora.
Faixa etária: crianças a partir de 10 anos.


ALICE NO PAÍS DA MENTIRA, DE PEDRO BANDEIRA
Viaje junto com Alice ao maluquíssimo País da Mentira e descubra que entre a Mentira Caridosa e a Calúnia há também a Verdade Absoluta, tão feia quanto a Mentira Cabeluda. Alice no país da mentira é uma obra de Pedro Bandeira, importante escritor brasileiro de livros infantojuvenis.
Faixa etária: crianças a partir de 11 anos.
*Compre os livros pelos links disponibilizados nos títulos e contribua com esse projeto.
Agora é a sua vez! Quais outros livros da literatura infantil brasileira você conhece e incluiria nessa lista? Compartilhe aqui nos comentários!