Escritoras, poetisas, contistas, cronistas, dramaturgas: são inúmeras as contribuições das mulheres para a literatura brasileira. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, listamos onze escritoras brasileiras para você conhecer, ler, admirar e amar.
MARIA FIRMINA DOS REIS
Maria Firmina dos Reis nasceu na cidade de São Luís em março de 1822. A escritora maranhense, considerada a primeira romancista negra brasileira, escreveu contra a escravidão a partir do olhar dos escravizados. É dela o livro Úrsula, primeiro romance abolicionista brasileiro, publicado em 1859.
JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em setembro de 1862. Foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras e pioneira da literatura infantil no Brasil. Além da literatura infantil, Júlia Lopes de Almeida também escreveu romances, crônicas, peças de teatro e matérias jornalísticas. Dentre suas obras, destacam-se A viúva Simões (1897), A falência (1901) e A intrusa (1908).
GILKA MACHADO
Gilka da Costa de Melo Machado nasceu no Rio de Janeiro em março de 1893 e ficou conhecida como uma das primeiras mulheres a escrever poesia erótica no Brasil. Gilka Machado foi uma das fundadoras do Partido Republicano Feminino, partido que defendia, no início do século XX, o direito das mulheres ao voto. Cristais Partidos, seu primeiro livro de poemas, foi publicado no ano de 1915 e contou com o prefácio do também poeta Olavo Bilac.
CORA CORALINA
Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida pelo pseudônimo Cora Coralina, nasceu na Cidade de Goiás em agosto de 1889. Simples e interiorana, seus poemas e contos exploravam temas do cotidiano do interior brasileiro. A poetisa e contista Cora Coralina publicou o seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais (1965), aos 75 anos de idade.
CECÍLIA MEIRELES
Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro em novembro de 1901. Além de poeta e escritora, Cecília Meireles também foi jornalista, pintora e professora. Nome importante no Modernismo brasileiro, publicou seu primeiro livro, Espectros (1919), aos 18 anos de idade. Dentre suas obras, destacam-se Romanceiro da Inconfidência (1964) e Ou Isto ou Aquilo (1964).
RACHEL DE QUEIROZ
Rachel de Queiroz nasceu na cidade de Fortaleza em novembro de 1910. A escritora, romancista, jornalista, cronista e dramaturga ingressou, em 1977, na Academia Brasileira de Letras. É autora dos livros O Quinze (1930), Dôra Doralina (1975) e Memorial de Maria Moura (1992).
CAROLINA MARIA DE JESUS
Carolina Maria de Jesus nasceu na cidade mineira de Sacramento, em março de 1914. Escritora, compositora e poetisa brasileira, Carolina Maria de Jesus morou boa parte de sua vida na favela do Canindé, na Zona Norte de São Paulo. Seu livro mais conhecido, Quarto de Despejo: Diário de uma favelada (1960), registra o cotidiano da vida na favela.
LYGIA FAGUNDES TELLES
Lygia Fagundes da Silva Telles nasceu em São Paulo em abril de 1918. Lygia Fagundes Telles foi advogada, romancista, contista e uma grande representante do pós-modernismo. Suas obras retratam temas clássicos como a morte, o medo, o amor, a loucura e a fantasia. São dela as obras Ciranda de pedra (1954), Seminário dos ratos (1977) e As Horas Nuas (1989). O livro As meninas, publicado no ano de 1973, foi adaptado para o cinema em 1996.
CLARICE LISPECTOR
Nascida na Ucrânia em dezembro de 1920, Clarice Lispector chegou ao Brasil aos dois anos de idade. Escreveu romances, contos e ensaios e também trabalhou como jornalista. Suas obras são marcadas por temas cotidianos e dramas psicológicos. Dentre suas obras, destacam-se Perto do coração selvagem (1943), A paixão segundo G. H. (1964) e Felicidade clandestina (1971). A Hora da Estrela, livro publicado no ano de 1977, foi adaptado para o cinema em 1985.
HILDA HILST
Hilda de Almeida Prado Hilst nasceu em Jaú, município localizado no estado de São Paulo, em abril de 1930. Considerada uma das mais importantes escritoras do século XX, suas obras abordam temas como misticismo, insanidade, erotismo e libertação sexual. Poeta, ficcionista, cronista e dramaturga, Hilda Hilst é autora de Júbilo, memória, noviciado da paixão (1974), Tu não te moves de ti (1980) e O verdugo e A morte do patriarca (1969).
LYGIA BOJUNGA
Lygia Bojunga Nunes nasceu na cidade gaúcha de Pelotas em agosto de 1932, dedicou-se inicialmente ao rádio e ao teatro, até voltar-se à literatura. Considerada um dos maiores nomes na literatura infantojuvenil brasileira, a obra de Lygia Bojunga explora temas como a liberdade e a imaginação. São dela as obras infantojuvenis Os colegas (1972), A casa da madrinha (1978) e A bolsa amarela (1981).
Essa lista poderia contar com muitas outras escritoras que também se destacaram na literatura brasileira. Quem você incluiria nessa lista? Deixe aqui nos comentários!
*Compre os livros pelos links disponibilizados e contribua com esse projeto.