Fonema é a menor unidade sonora da palavra e a junção dessas unidades sonoras é que forma as palavras. Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes. Leia e aprenda os detalhes dessa classificação.
O QUE É FONEMA?
Fonema é a menor unidade sonora da palavra. Observe no exemplo:
/k/ /a/ /z/ /a/
A junção das unidades sonoras é que forma as palavras. No caso do exemplo, a palavra é casa.
A CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS
Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes.
Na produção das vogais, a corrente de ar vinda dos pulmões não encontra obstáculos. Além disso, a vogal é a base sonora da sílaba, ou seja, não existe sílaba sem vogal. Outra observação importante é que cada sílaba só apresenta uma vogal. Veja o exemplo a seguir:
so – fá
As semivogais são os fonemas /i/ e /u/ quando aparecem juntos a uma vogal, formando sílaba com ela. Como a vogal é a base sonora da sílaba, as semivogais são pronunciadas de maneira mais fraca do que as vogais. Veja na palavra a seguir:
he-rói
Na palavra herói o fonema /i/, representado graficamente pela letra i, é classificado como semivogal.
Na produção das consoantes, há sempre um obstáculo à corrente de ar vinda dos pulmões. Observe:
/b/ /o/ /l/ /o/
Para produzir os sons das consoantes presentes na palavra bolo, representadas pelas letra b e l, há obstáculos às correntes de ar vindas dos pulmões.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FONEMA E LETRA?
Depois dessa explicação fica mais fácil entender a diferença entre fonema e letra: enquanto o fonema é o som percebido pela audição, a letra é o símbolo gráfico reconhecido pela visão.
Nesse vídeo você assiste à aula completa sobre o fonema: