A dica de hoje é especial de Natal. Qual é a forma correta: “desejo feliz Natal a todos”, sem o uso do acento grave indicativo de crase ou “desejo feliz Natal à todos”, com o uso do acento grave indicativo de crase?
Acompanhe a explicação!
O QUE É CRASE?
A crase é um fenômeno fonético e ocorre quando há o encontro de duas vogais idênticas. A crase é representada na escrita pelo uso do acento grave indicativo de crase em cima da letra a.
A crase ocorre, normalmente, no encontro da preposição a com o artigo definido feminino a que antecede os substantivos femininos.
Na frase “desejo feliz Natal a todos”, a preposição a que aparece antes do pronome indefinido todos é uma exigência do verbo desejar.
A todos ou à todos: qual é a forma correta?
Na locução a todos, a palavra todos é masculina e plural, ou seja, não pode aparecer precedida do artigo definido feminino a. Além disso, todos é um pronome indefinido e por isso não deve aparecer precedido por artigos.
Essa regra deve ser estendida ao plural feminino todas, pois trata-se, também, de um pronome indefinido.
Portanto na locução “a todos” não há a ocorrência de crase. Nessa expressão, a palavra que antecede o pronome indefinido todos é somente a preposição a, uma exigência do verbo desejar.
qual é a forma correta: desejo feliz Natal a todos ou à todos?
Agora é fácil compreender que o correto é “desejo feliz Natal a todos”, sem o uso do acento grave indicativo de crase.
Atenção! Observe também que a palavra Natal deve ser escrita com a inicial maiúscula, pois trata-se de um feriado religioso.
Feliz Natal a todos!