Interjeição é uma palavra invariável usada para expressar sentimentos, emoções e estados de espírito. As interjeições e as locuções interjetivas são classificadas de acordo com a emoção que exprimem. Leia e confira os detalhes dessa classificação.
O QUE É INTERJEIÇÃO?
Interjeição é uma palavra invariável usada para expressar sentimentos, emoções e estados de espírito. As interjeições geralmente aparecem acompanhadas do ponto de exclamação, como nesse exemplo:

A depender do contexto, a palavra cuidado pode ser classificada como interjeição.
O QUE É LOCUÇÃO INTERJETIVA?
A locução interjetiva é uma expressão formada por duas ou mais palavras que funciona como interjeição.

A expressão “Que coisa incrível!” é um exemplo de locução interjetiva.
A CLASSIFICAÇÃO DAS INTERJEIÇÕES
As interjeições e as locuções interjetivas são classificadas de acordo com a emoção que exprimem. As mais comuns são: de alegria ou satisfação, de alívio, de animação ou estímulo, de aplauso ou aprovação, de dor ou tristeza, de espanto ou admiração, de medo ou terror e de suspensão.
São inúmeras as interjeições e locuções interjetivas, portanto nessa lista poderiam aparecer outras palavras que, de acordo com o contexto, também são classificadas como interjeições e locuções interjetivas.
Veja agora essas duas frases:
Coragem! Você consegue.
A coragem é uma virtude.
Observe que na primeira frase a palavra coragem indica animação ou estímulo. Portanto é classificada como interjeição. Já na segunda frase a palavra coragem aparece precedida do artigo “a”. Logo, na segunda frase, a palavra coragem é classificada como substantivo.
Nesse vídeo você assiste à aula completa sobre a interjeição: