Quanto à flexão, o verbo pode ser classificado como regular, irregular, anômalo, defectivo e abundante. Quanto à função, o verbo pode ser auxiliar ou principal. As construções gramaticais que apresentam verbos auxiliares são chamadas de locuções verbais. Leia e aprenda sobre a classificação dos verbos.

VERBO REGULAR

O verbo regular é aquele que, ao ser conjugado, não apresenta alterações em seu radical. Vejam nessas frases:

Ela trabalhou ontem.

Nós trabalharemos amanhã.

Vejam, a partir desses exemplos, que o radical do verbo trabalhar não apresenta alterações quando flexionado em pessoa, em número e em tempo. Por esse motivo o verbo trabalhar é classificado como verbo regular.

VERBO IRREGULAR

O verbo irregular é aquele que, ao ser conjugado, apresenta alterações em seu radical ou em sua desinência. Vejam nessas frases:

Ela fez a atividade em casa.

Nós fizemos a atividade na escola.

Vejam, a partir desses exemplos, que o radical do verbo fazer apresenta alterações quando flexionado em pessoa, em número e em tempo. Por esse motivo o verbo fazer é classificado como verbo irregular.

VERBO ANÔMALO

O verbo anômalo é aquele que, ao ser conjugado, apresenta muitas alterações em seu radical. Vejam nessas frases:

Eu vou à praia amanhã.

Eles foram à praia ontem.

Vejam, a partir dessas duas frases, que a forma do verbo ir apresenta profundas irregularidades quando flexionado em pessoa, em número e em tempo. Por esse motivo o verbo ir é classificado como um verbo anômalo.

VERBO DEFECTIVO

O verbo defectivo é aquele que apresenta defeitos em sua conjugação. Colorir é classificado como verbo defectivo, pois não apresenta todas as formas verbais, ou seja, apresenta falhas de conjugação.

Os verbos defectivos são divididos em pessoais, unipessoais e impessoais. Os verbos defectivos pessoais, como os verbos colorir e abolir, apresentam defeitos em suas conjugações a fim de se evitar sons desagradáveis como “coloro” e “abulo”. Os verbos defectivos unipessoais são aqueles que só apresentam conjugações na terceira pessoa, como os verbos que indicam vozes de animais ou que expressam acontecimentos. Já os verbos defectivos impessoais são aqueles que apresentam conjugações somente na terceira pessoa do singular, como os verbos que indicam fenômenos da natureza.

VERBO ABUNDANTE

O verbo abundante é aquele que apresenta duas formas equivalentes. Geralmente essas duas formas ocorrem no particípio do verbo. Vejam nessas frases:

A turma havia elegido o representante.

O representante foi eleito pela turma.

Vejam na primeira frase que o verbo eleger aparece no particípio regular “elegido”. Já na segunda frase esse mesmo verbo aparece no particípio irregular “eleito”. O verbo eleger é um exemplo de verbo abundante, pois apresenta duas formas de mesmo valor.

O particípio regular costuma ser usado na voz ativa e aparece acompanhado dos verbos auxiliares ter e haver. Já o particípio irregular geralmente é empregado na voz passiva e aparece acompanhado dos verbos ser e estar.

É importante destacar que os verbos abrir, cobrir, dizer, escrever, fazer, pôr, ver e vir só possuem particípio irregular. Portanto, só são aceitas as palavras aberto, coberto, dito, escrito, feito, posto, visto e vindo.

VERBO AUXILIAR, VERBO PRINCIPAL E LOCUÇÕES VERBAIS

Quanto à função, o verbo pode ser auxiliar ou principal. Observem:

Eu devo estudar para a prova.

Nessa frase, o verbo auxiliar dever aparece conjugado e informa a pessoa, o número, o tempo, o modo e a voz. Já o verbo principal estudar expressa o significado da ação.

As construções gramaticais que apresentam verbos auxiliares são chamadas de locuções verbais. Nas locuções verbais somente o verbo auxiliar aparece conjugado, pois o verbo principal aparece sempre em sua forma nominal.


Neste vídeo você assiste à aula completa sobre a classificação dos verbos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s