Para que o leitor consiga situar fatos no tempo e relacioná-los entre si, é fundamental que seja feito um bom uso dos verbos. Saber o que é verbo e o que ele expressa em determinado contexto é indispensável para o estudo da Língua Portuguesa.

O QUE É VERBO?

Verbos são palavras que indicam ações, estados ou mudanças de estados e fenômenos da natureza. Veja esses exemplos:

Maria escreveu um livro.

Pedro está feliz.

Choveu muito ontem à noite.

Na primeira frase o verbo escrever indica uma ação, a ação de escrever; na segunda frase o verbo estar indica um estado e na terceira frase o verbo chover indica um fenômeno da natureza.

O QUE É VERBO DE PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA CONJUGAÇÃO?

Para facilitar os estudos, os verbos são divididos em três conjugações. Os verbos da primeira conjugação são aqueles terminados em ar, como os verbos cantar, falar e jogar. Os verbos da segunda conjugação são terminados em er ou or, como os verbos escrever, chover e pôr. Já os verbos da terceira conjugação são aqueles terminados em ir, como os verbos rir, dividir e sair.

QUAIS SÃO AS FORMAS NOMINAIS DOS VERBOS?

Algumas das formas verbais desempenham o papel de nomes, e por isso são chamadas de formas nominais dos verbos. São três as formas nominais dos verbos: infinitivo, gerúndio e particípio. O infinitivo não indica o início ou o término do fato verbal (cantar, ler e dormir). O gerúndio apresenta o fato verbal em desenvolvimento (cantando, lendo e dormindo). O particípio apresenta o resultado do fato verbal (cantado, lido e dormido).

AS FLEXÕES DOS VERBOS

O verbo é a palavra que apresenta o maior número de flexões. Ele varia em pessoa, em número, em modo, em tempo e em voz.

FLEXÃO DO VERBO EM PESSOA

Em pessoa, as formas verbais podem aparecer na primeira, na segunda ou na terceira pessoa. Dizemos que a forma verbal está na primeira pessoa quando ela faz referência à primeira pessoa do discurso. Canto e cantamos são formas verbais do verbo cantar na primeira pessoa. A forma verbal na segunda pessoa faz referência à segunda pessoa do discurso. Cantas e cantais são formas verbais do verbo cantar na segunda pessoa. Já a forma verbal na terceira pessoa faz referência à terceira pessoa do discurso. Canta e cantam são formas verbais do verbo cantar na terceira pessoa.

No Brasil, normalmente a segunda pessoa do discurso é indicada pelos pronomes de tratamento você e vocês, e não pelos pronomes pessoais tu e vós. Embora os pronomes de tratamento você e vocês façam referência à segunda pessoa, as formas verbais que os acompanham aparecem na terceira pessoa.  

FLEXÃO DO VERBO EM NÚMERO

Em número, as formas verbais podem aparecer no singular ou no plural. Se fizerem referência a apenas um ser, as formas verbais aparecem no singular, como em canto, cantas e canta. Se fizerem referência a mais de um ser, as formas verbais aparecem no plural, como em cantamos, cantais e cantam.

FLEXÃO DO VERBO EM MODO

Os modos verbais indicam a atitude do falante em relação ao fato verbal ou ao conteúdo de seus enunciados. Quando a forma verbal expressa certeza, dizemos que está no indicativo; quando a forma verbal expressa desejo, dúvida ou hipótese, dizemos que está no subjuntivo e quando expressa uma ordem, um conselho ou um pedido, dizemos que está no imperativo.

FLEXÃO DO VERBO EM TEMPO

Quanto ao tempo, o verbo pode indicar um fato ocorrido no passado, no presente ou no futuro.

A forma verbal no pretérito, ou no passado, faz referência a um fato ocorrido num tempo anterior ao momento da fala. O pretérito do modo indicativo pode ser imperfeito, perfeito ou mais-que-perfeito. O pretérito imperfeito do modo indicativo faz referência a um fato não concluído ou ainda a uma ação habitual no passado. O pretérito perfeito do modo indicativo faz referência a um fato concluído no passado, ou seja, a uma ação pontual no passado. Já o pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo faz referência a um fato ocorrido no passado anterior a outro fato também ocorrido no passado.

A forma verbal no presente faz referência a um fato que ocorre no momento da fala ou a um fato habitual.

A forma verbal no futuro faz referência a fatos que se realizam ou que podem se realizar no futuro. Há duas formas do futuro do modo indicativo: o futuro do presente e o futuro do pretérito. O futuro do presente faz referência a uma ação que acontecerá depois do momento da fala. O futuro do pretérito faz referência a uma ação futura relacionada a um fato passado.

O modo subjuntivo expressa uma atitude de dúvida, hipótese ou desejo. Por esse motivo, as noções de tempo associadas ao modo subjuntivo não expressam informações tão precisas. São três as noções de tempo associadas ao modo subjuntivo: pretérito imperfeito, presente e futuro. O pretérito imperfeito do modo subjuntivo expressa uma possibilidade. O presente do modo subjuntivo normalmente expressa um desejo para que algo se realize. Já o futuro do modo subjuntivo expressa uma eventualidade em um momento futuro.

FLEXÃO do verbo EM VOZ

A voz considera o comportamento do sujeito da oração. Quando o sujeito é quem pratica a ação dizemos que o verbo está na voz ativa. Quando o sujeito é quem sofre a ação, dizemos que o verbo está na voz passiva. Já quando o sujeito é, ao mesmo tempo, agente e paciente da ação, dizemos que o verbo está na voz reflexiva.


Neste vídeo você assiste à primeira aula sobre os verbos:

2 comentários em “VOCÊ SABE O QUE É VERBO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s