O substantivo é uma classe de palavras variável que pode apresentar flexões em gênero, número e grau. Confira a seguir como ocorrem essas flexões do substantivo.
Flexão em gênero
Os substantivos apresentam palavras no masculino (carro, cinema, rapaz) e no feminino (gravata, girafa, menina).
Essas palavras podem ser classificadas em substantivos biformes, quando apresentam palavras diferentes para indicar o masculino e o feminino (homem – mulher; aluno – aluna) e substantivos uniformes, quando apresentam uma mesma palavra para ambos os gêneros (o estudante – a estudante).
Os substantivos uniformes podem ser epicenos (a formiga macho – a formiga fêmea), comuns de dois (o estudante – a estudante) ou sobrecomuns (o cônjuge).

Há casos em que a mudança do gênero do substantivo altera o significado da palavra. Enquanto a palavra o grama, no masculino, indica unidade de peso a palavra a grama, no feminino, significa vegetação rasteira.
Flexão em número
Os substantivos apresentam palavras no singular (carro, girafa, menina) e no plural (carros, girafas, meninas).
Todavia, há substantivos que não apresentam formas no singular, como as palavras férias e óculos.
Flexão em grau
Os substantivos apresentam palavras em seu grau normal (casa), no grau diminutivo (casa pequena; casinha ou casebre) e no grau aumentativo (casa grande; casarão).
Essa variação pode ocorrer através do uso de adjetivos que indicam aumento ou diminuição (como os adjetivos grande e pequeno) ou através do uso de sufixos aumentativos e diminutivos (como os sufixos -ão, -inha e -ebre).
Nesse vídeo você assiste à aula completa sobre as flexões dos substantivos: