Ferreira Gullar nasceu em São Luís, no dia 10 de setembro de 1930. Durante mais de meio século de produção literária, o escritor e poeta maranhense participou de vários acontecimentos importantes da poesia brasileira.

Em 2002, foi indicado para o Prêmio Nobel de Literatura. Ganhou duas vezes o mais importante prêmio literário do Brasil, o Prêmio Jabuti, sendo o primeiro em 2007, com o livro Resmungos, e o segundo em 2011, com o livro de poesia Em alguma parte alguma. Gullar foi agraciado com o Prêmio Camões em 2010, e em 2014 ocupou a cadeira de número 37 da Academia Brasileira de Letras. O poeta nos deixou em dezembro de 2016, aos 86 anos.

Para comemorar o mês de aniversário do poeta maranhense, destacamos um de seus poemas. Leia a seguir as duas primeiras estrofes do poema Dois e dois: quatro, poema de Ferreira Gullar, também interpretado pela cantora Nara Leão.

Boa leitura!

Dois e dois: quatro

Como dois e dois são quatro 
sei que a vida vale a pena 
embora o pão seja caro 
e a liberdade pequena

Como teus olhos são claros 
e a tua pele, morena 
como é azul o oceano 
e a lagoa, serena 

Dois e dois: quatro, poema de Ferreira Gullar na voz da cantora Nara Leão. 


PARA SABER MAIS

Autobiografia poética e outros textos, Editora Autêntica. 

Neste volume inédito, Ferreira Gullar revela, de forma honesta e sensível, sua trajetória como escritor. Além da autobiografia, o livro reúne duas entrevistas com o poeta, uma de 1965 e outra de 2014, e ensaios sobre importantes nomes da literatura internacional, como César Vallejo, Fernando Pessoa e Rimbaud.


Poemas Escolhidos, Editora Nova Fronteira.

Com um lirismo trágico e subversivo, a poesia social de Ferreira Gullar assume uma posição autêntica frente aos aspectos sociais e culturais modernos. O livro Poemas Escolhidos apresenta uma coletânea de poemas selecionados por Walmir Ayala e com prefácio de Tristão de Athayde.


Toda Poesia, Editora Companhia das Letras.

Toda poesia reúne os dez livros de poemas de Ferreira Gullar, publicados de 1954 até 2010.  Com versos que questionam a realidade social, Gullar se consagrou como um nome importante na poesia brasileira e nos debate literário, artístico e cultural do país.


*Compre os livros pelos links disponibilizados e contribua com esse projeto.

REFERÊNCIA

GULLAR, Ferreira. Poemas escolhidos. Org.: Walmir Ayala. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

Quer saber mais sobre os principais autores da literatura brasileira? Acompanhe sempre as nossas publicações aqui no blog! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s